Capa, O Método B.R.E.A.D.

O método B.R.E.A.D.

Fala galera!!! Caetano aqui mais uma vez e hoje vamos falar de formato limitado… mas espera um minuto, o que é esse cheirinho gostoso que está vindo do forno? Um cheirinho de pão recém assado. E esse cheirinho delicioso não poderia vir em hora melhor, pois vamos falar do método B.R.E.A.D..

Mas antes de deixar a manteiga derreter nesse pão fresquinho, o que é o formato limitado que vc ja deve ter ouvido falar pelas andanças entre os planos de Magic The Gathering?

Talvez você não saiba, mas há diversas formas de jogar MTG, e uma delas (a melhor na minha opinião) é abrir pacotinhos e montar um deck na hora para jogar com seus amigos. Isso é o que chamamos de formato limitado e ele pode ser jogado de diversas maneiras sendo o Selado, Draft, Booster War ou o que sua imaginação permitir.

E se você acha isso é assustador porque tem que montar deck sem lista, não precisa sair correndo porque o método B.R.E.A.D. vai ajudar você a montar decks fantásticos e eu vou te mostar como.

Vem correndo para aprender o método B.R.E.A.D.!

O B.R.E.A.D. na verdade é uma sigla que vai nomear as cartas chaves para o seu deck sendo elas:

  • Bombas
  • Remoções
  • Evasão
  • Agressividade
  • Derivados

Antes de abordar cada um dos tópicos vale ressaltar que os formatos limitados dificilmente são recheados com combos ou partidas com um controle muito forte, geralmente as partidas se desenrolam em uma corrida de colocar uma ameaça maior a cada turno. Logo os decks tendem a seguir uma pegada mais midrange, com ameaças e remoções de forma equilibrada. Bora então aos ingredientes do nosso pão.

As Bombas são aquelas cartas que vão definir o jogo a seu favor, elas geralmente são criaturas muito fortes, mágicas ou encantamentos que vão fazer você ganhar o jogo ou pelo menos te dar uma boa vantagem nele.

Koma, Cosmos Serpent – Lava passa e ainda faz um café que é uma delícia

As Remoções existem em todo deck e são cartas que vão inutilizar as criaturas dos seus oponentes, elas variam entre destruir ou exilar uma criatura, dano direto, virar a criatura do amiguinho e impedir ela de te atacar ou até mesmo aquele bounce maroto que vai devolver o bichão para a mão do oponente. As remoções são importantes para você garantir o controle do board, elas vão eliminar as maiores ameaças do adversário e garantir uma passagem segura das suas bombas até os pontos de vida do oponente.

Feed de Serpent – Se alimente das ameaças do oponente

Outra forma de passar pelas defesas que se erguirão diante de você é com cartas que te confiram Evasão, e ela pode vir atravéz de criaturas imbloqueáveis, voadoras, com ameaçar e até as que passam atropelando as criaturas inimigas. Caso você seus bichos não façam isso diretamente, existem outras cartas que conferem essa vantagem às suas criaturas.

Raven Wings – Ao infinito, e além!

A Agressividade é o que vai garantir que o oponente faça trocas ruins contra você para garantir os pontos de vida dele então por isso priorize cartas com poder ofensivo maior, se entrar batendo com ímpeto melhor ainda, e se possível deixe aquele truque de combate sempre pronto para dar o bote certeiro e levar à lona as criaturas inimigas ou até mesmo o seu oponente.

Mammoth Growth – O mamute pequenino… ops, nem tão pequenino

Por último preencha as lacunas com Derivados, cantrips para filtrar o topo do deck e talvez até buscar a bomba ou remoção que você está precisando na hora, artefatos que vão deixar seu jogo mais flexível, pedras de mana para te colocar a frente do oponente e poder conjurar mágicas maiores ou até mesmo algumas remoções de artefatos e encantamentos.

Behold the Multiverse – Espelho, espelho meu, quem drafta melhor do que eu?

Pensando nesses 5 pilares do B.R.E.A.D. seus próximos decks do limitado vão ficar sem dúvida mais fortes e consistentes. E é claro, o quanto mais voê conhecer da coleção que está jogando, melhor. Seja igual o Batman e esteja sempre preparado, se possível dê uma estudada nas cartas que você vai encontrar antes.

Vou deixar uma ferramenta bem bacana que vai ajudar muito a afinar sua habilidade de deckbuild para selados, é o Draftsim. Um simulador de drafts e selados gratuito com todas as coleções disponíveis para você escolher e se divertir.

https://draftsim.com/

Eu vou ficando por aqui galera, afinal esse cheirinho de pão recém assado jajá vai passar, um bom apetite… quer dizer um bom jogo para bocês e até a próxima.